
Exame básico de Cardiologia, é o registro em forma gráfica e amplificada da atividade elétrica do coração. Ajuda na triagem de condições assintomáticas ou na confirmação de suspeitas clínicas que direcionam ou não a outros métodos complementares.
Permite avaliar a atividade elétrica, a capacidade física, as variações da pressão arterial e outros dados do coração mediante estresse e esforço. É o exame mundialmente mais utilizado na prevenção do infarto e na reabilitação segura de doenças já definidas, pois as enfermidades cardíacas manifestam-se mais quando é exigido esforço do coração.
O MAPA, ou Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, é o exame que mede a pressão arterial, permitindo avaliar se o paciente está hipertenso. O MRPA é sua variação, também utilizado tanto para confirmar o diagnóstico da hipertensão arterial.
Realizado por um dispositivo portátil preso ao paciente pelo período de 24 horas, registra os batimentos cardíacos. Esse exame é essencial para avaliar arritmias e sintomas como palpitações e tonturas.